Notícias

Galaxy Watch 4: a medição da tensão arterial é fiável?

O Galaxy Watch 4 da Samsung tem várias capacidades e uma delas é medir a tensão arterial. Algo que não está presente no concorrente mais direto da Apple. De facto, é uma função muito interessante. Mas qual será a precisão deste relógio? Foi isso que quisemos comprovar.

Galaxy Watch 4: a medição da tensão arterial é fiável?

Para utilizarmos o Galaxy Watch 4 como sistema para medir a tensão arterial é necessário calibrá-lo primeiro. Para este efeito necessitamos de um verdadeiro medir da tensão arterial. Preferencialmente deverá ser daqueles de braço e não de pulso.

A calibração

Assim o processo de calibração consiste em medirmos a tensão arterial três vezes com o aparelho externo ao mesmo tempo que o fazemos também com o smartwatch. Depois temos de ir anotando os valores que o aparelho externo nos dá na aplicação. Deste modo conseguimos medições que estão bastante perto da realidade como vamos ver a seguir.

Galaxy Watch tensão arterial

Entretanto só um aparte. Como podemos ver na imagem acima para fazermos a calibração o relógio tem de estar num lado e o aparelho no outro.

As medições

Para testarmos as capacidade de medição de tensão arterial do Galaxy Watch 4 fizemos mais de 10 tentativas. Isto confrontando sempre os valores que nos dava o smartwatch e também os valores apresentados pelo nosso aparelho da Omron que é bastante fiável. Dito isto, anotámos todos os valores e olhamos para o resultado final e sinceramente ficámos bastante surpreendidos pela positiva.

Como sabem a tensão arterial pode ter pequenas alterações entre medições. É por esse motivo que convém fazermos algumas medições de modo a conseguirmos chegar a uma conclusão.

Ora foi exatamente o que aconteceu com as nossas medições da pressão arterial no aparelho externo. De facto, as medições andaram sempre a par e passo. No caso da SIS os valores inclusivamente foram sempre iguais. Ou seja, tudo certinho. No outro valor ouve uma discrepância de um ou dois pontos. Em alguns casos chegou a ser igual.

Ou seja, é caso para dizer que o Galaxy Watch 4 é sem dúvida um excelente equipamento para a medição da tensão arterial. Desde que a calibração tenha sido bem feita, podemos confiar nos valores apresentados por este dispositivo.

Afinal é fiável ou não?

Sem dúvida que sim. De facto, por vezes temos tendência a desconfiar destes equipamentos. Afinal de contas é “apenas” um smartwatch. No entanto neste caso podemos dizer que funciona realmente bem.

Não perca nenhuma informação importante. Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir ou no símbolo da estrela no canto superior direito.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *